<-Início
LIVRO
Arte na Infância
CAPÍTULOS DO LIVRO
VEJA ALGUMAS PÁGINAS DO LIVRO.
● POSIÇÕES CONCEITUAIS
|
POSIÇÕES CONCEITUAIS
1. POSIÇÕES CONCEITUAIS
19 A CRIANÇA E O CAMPO DAS ARTES
20 CRIANÇA FAZ ARTE? 20 CITAÇÕES PICTÓRICAS, VALIDAÇÃO PELO CAMPO DAS ARTES 22 O ENSINO DA ARTE NA ESCOLA 22 A CRIANÇA QUE CRIA, EXCLUÍDA DA CULTURA 24 INFLUÊNCIAS NA EXPRESSÃO GRÁFICA DA CRIANÇA 24 UMA PSEUDO-ESTÉTICA INFANTIL 25 INFLUÊNCIA DA ESTÉTICA ESCOLAR 26 DESENHOS ESTEREOTIPADOS - CARIMBOS FRIOS 26 CRIATIVIDADE VERSUS ESTEREÓTIPOS 27 DESENHAR COM CRIATIVIDADE 27 CRIATIVIDADE VERSUS HABILIDADE 28 TEMAS RECORRENTES NOS DESENHOS DAS CRIANÇAS* 33 ILUSTRAÇÃO, ALEGORIA E ARTE PELA ARTE 34 A CRIANÇA QUE NÃO FALA, DESENHA 35 RECURSOS DA LINGUAGEM VISUAL, DESENHO E PINTURA 36 ESCOLA, RELEITURAS E O MERCADO DE ARTE 37 ATIVIDADES, CONTEÚDOS E DINÂMICAS 37 ATIVIDADES DO PROJETO NA ESCOLA 37 CONTEÚDOS ABORDADOS NAS OFICINAS 37 DINÂMICA NAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS 37 PRÁTICAS MODERNAS, PÓS-MODERNAS E CONTEMPORÂNEAS 39 TEMÁTICAS AMBIENTAIS, LAND ART 42 A “CULTURA LOCAL” COMO TEMÁTICA ARTÍSTICA 43 A CULTURA DO OUTRO EM NÓS |
*TEMAS RECORRENTES NOS DESENHOS DAS CRIANÇAS
|
|
|
|
|
|
TEORIA
2. CURSO DE ARTE - TEORIA
46 RECURSOS DA LINGUAGEM VISUAL DESENHO E PINTURA 46 ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL 48 PRINCÍPIOS DA LINGUAGEM VISUAL NO DESENHO E NA PINTURA 50 ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL** 50 ESPAÇO PICTÓRICO 54 PONTO 55 LINHA 58 TEXTURA 58 PADRÕES 59 COR 59 COR - ONDA ELETROMAGNÉTICA VISÍVEL 60 MISTURAS CROMÁTICAS 60 SISTEMA CROMÁTICO ADITIVO 60 SISTEMA CROMÁTICO SUBTRATIVO 61 DIMENSÕES DA COR NO SISTEMA DE MUNSELL 62 CÍRCULO DAS CORES - MATIZ 62 CORES PRIMÁRIAS 62 CORES PRIMÁRIAS FALSAS 62 CORES PRIMÁRIAS (VERDADEIRAS) 62 CORES SECUNDÁRIAS 62 CORES TERCIÁRIAS 63 VALOR 64 SATURAÇÃO CROMÁTICA 64 ALTA SATURAÇÃO CROMÁTICA 64 BAIXA SATURAÇÃO CROMÁTICA 65 SATURAÇÃO E TEMPERAMENTO 65 CONTRASTE POR SATURAÇÃO - ÊNFASE 66 MISTURA ENTRE CORES COMPLEMENTARES = COR NEUTRA 66 MISTURA: MATIZ + BRANCO, MATIZ + PRETO 67 HARMONIAS CROMÁTICAS 67 HARMONIA ACROMÁTICA, OU HARMONIA DE VALORES. 67 HARMONIA ACROMÁTICA COM ÊNFASE EM UMA COR 68 HARMONIAS MONOCROMÁTICAS 68 HARMONIA COM CORES ANÁLOGAS 68 HARMONIA COM TRÍADE 69 HARMONIA COMPLEMENTAR OPOSTA 69 HARMONIA COMPLEMENTAR DIVIDIDA 69 HARMONIA COMPLEMENTAR OPOSTA DUAS A DUAS 70 RELATIVIDADE CROMÁTICA 70 TEMPERAMENTO MUTANTE 70 TRANSPARÊNCIA 71 PERCEPÇÃO - EXPRESSIVIDADE CROMÁTICA 71 PERCEPÇÃO DE TEMPERAMENTO 72 TEMPERAMENTO - ÊNFASE EM DETALHE CONTRASTANTE 73 PERCEPÇÃO DE PESO NAS CORES E VALORES 74 PERCEPÇÃO DE DISTÂNCIA NAS CORES E VALORES 75 EXPRESSIVIDADE CROMÁTICA - PERCEPÇÕES 76 TRIDIMENSIONALIDADE SIMULADA NO ESPAÇO BIDIMENSIONAL 76 TRIDIMENSIONALIDADE REALISTA OU HIPER-REALISTA 76 RECURSOS PARA A SIMULAÇÃO DA TRIDIMENSIONALIDADE 76 TRIDIMENSIONALIDADE POR PERSPECTIVA CÔNICA 77 TRIDIMENSIONALIDADE POR LUZ E SOMBRA 78 TRIDIMENSIONALIDADE POR LUMINOSIDADE E SATURAÇÃO DA COR 79 TRIDIMENSIONALIDADE POR IMERSÃO NA ATMOSFERA E NOS FLUIDOS 79 TRIDIMENSIONALIDADE POR PLANOS DE FOCAGEM DA IMAGEM 80 TRIDIMENSIONALIDADE POR SOBREPOSIÇÃO DE PLANOS 82 NOÇÃO DE FIGURA E FUNDO 84 COMPOSIÇÃO NA LINGUAGEM VISUAL - ARTE 84 COMPOSIÇÃO E ANALOGIA COM O JOGO DE FUTEBOL 85 COMPOSIÇÃO DA OBRA DE ARTE 86 VIVÊNCIAS EXPRESSIVAS - ANALOGIA À FÍSICA 86 DESENHAR E ANDAR DE BICICLETA É UM CAI-NÃO-CAI... VITORIOSO. 88 EQUILÍBRIO - PESO, FORÇAS E ÊNFASE NO ESPAÇO PICTÓRICO 89 IDENTIFICAÇÃO E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE COMPOSIÇÃO 90 PRINCÍPIOS NA COMPOSIÇÃO DA OBRA 93 ESQUEMAS ESTRUTURAIS RECORRENTES NA COMPOSIÇÃO DA OBRA 95 ESQUEMAS ESTRUTURAIS RECORRENTES EM ARTISTAS ESPECÍFICOS 97 DESENHO E PINTURA - DIFERENÇAS SUTIS 98 DA FIGURAÇÃO PRA A ABSTRAÇÃO - UM JOGO LÚDICO |
** 50 ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL
|
|
|
PRÁTICAS
. PRÁTICAS ARTÍSTICAS
102 PALESTRA DE ABERTURA: A CRIANÇA E O CONTEXTO CULTURAL 104 OFICINAS - TEORIAS E PRÁTICAS ARTÍSTICAS 104 CONTEÚDOS: PROGRAMÁTICO, CONCEITUAL E PROCEDIMENTAL 105 RECURSOS DIDÁTICOS 106 PRÁTICA 1 - MOVIMENTO CORPORAL E DESENHO 106 EMENTA 107 CONTEÚDO CONCEITUAL 107 O DESENHO É O RASTRO DO MOVIMENTO CORPORAL 107 PREPARAÇÃO - EXERCÍCIOS COM MOVIMENTOS CORPORAIS 108 EXERCÍCIOS - DESENHOS MOVIMENTANDO AS ARTICULAÇÕES DO CORPO 109 MOVIMENTOS RITMADOS 109 PRÁTICA COM PADRÕES (GRAFISMOS REPETITIVOS) 110 PRÁTICA 2 - MATERIAIS DE DESENHO, TRIDIMENSIONALIDADE 110 EMENTA 110 SUPORTE E ESPAÇO PICTÓRICO 111 MATERIAIS PARA GRAFAR, COLORIR 111 COMPUTADOR E COMPUTAÇÃO GRÁFICA 112 PASTEL OLEOSO - RECURSOS 115 PERCEPÇÃO DA TRIDIMENSIONALIDADE POR SOBREPOSIÇÃO DE PLANOS 116 PRÁTICA 3 - COR QUENTE, COR FRIA E COR OPOSTA EM DETALHE 116 EMENTA 117 ARRANJO DO MOBILIÁRIO - CORES QUENTES E CORES FRIAS 117 COR QUENTE EM ÁREA PREDOMINANTE E COR FRIA EM UM DETALHE 117 COR FRIA EM ÁREA PREDOMINANTE E COR QUENTE EM UM DETALHE 118 PRÁTICA 4 - CORES OPOSTAS CORES COM BAIXA SATURAÇÃO 118 EMENTA 119 ARRANJO DO MOBILIÁRIO PARA EXERCÍCIO COM CORES OPOSTAS 119 CORES COM BAIXA SATURAÇÃO 119 COR DE FUNDO EM BAIXA SATURAÇÃO E DETALHE EM ALTA SATURAÇÃO 120 PRÁTICA 5 - FAMILIARES NA OFICINA A CULTURA DO OUTRO 120 EMENTA 121 A FAMÍLIA EM ATIVIDADE CRIATIVA NA ESCOLA 122 A CULTURA DO OUTRO EM NÓS , ÍNDIOS, ÁFRICA, TEXTURAS E CABEÇAS 123 AVALIAÇÃO DA OFICINA PELOS PARTICIPANTES |
POSTURAS DIDÁTICAS
4. POSTURAS DIDÁTICAS - CURSO DE ARTE
125 ENSINO E APRENDIZAGEM LÚDICA 126 FORMATO DO CURSO 126 ORGANIZAÇÃO ESPACIAL E DINÂMICA NA OFICINA 126 APRENDENDO COM O COLEGA 127 APRENDENDO COM O MURAL 127 APRENDIZAGEM LÚDICA 128 MOTIVAÇÃO, APRENDIZAGEM E CRIATIVIDADE 129 IR ONDE A CRIANÇA ESTÁ 130 TECNOLOGIA A FAVOR DA EXPRESSÃO ARTÍSTICA DA CRIANÇA 131 ARTE NA INFÂNCIA, INFORMÁTICA E INTERNET 132 DIDÁTICA NO FORMATO DE PROJETO 133 CONTEXTO REALÍSTICO NECESSÁRIO |
EXPOSIÇÃO
5. PUBLICAÇÃO - EXPOR
136 DEPOIMENTOS - A CRIANÇA PERCEBIDA COMO ARTISTA 136 EXPOSIÇÕES E SEMINÁRIO NO PALÁCIO DAS ARTES 137 EXPOSIÇÃO NA PUC-MINAS COM EX-ALUNOS DE GUIGNARD 138 REPERCUSSÃO DO PROJETO NA MÍDIA 139 EXPOSIÇÃO CELMA ALBUQUERQUE GALERIA - EVENTO PATACHOU 140 EXPOSIÇÃO ITINERANTE - ARTEIRARTISTA 141 EXPOSIÇÃO VIRTUAL 141 ARTE NA INFÂNCIA NA REDE SOCIAL - FACEBOOK |
AVALIAÇÕES, ATUALIZAÇÃO, IR ALÉM
6. AVALIAÇÕES PELOS PARTICIPANTES
146 AVALIAÇÕES NAS EXPOSIÇÕES ARTEIRARTISTA 148 AVALIAÇÃO DO PROJETO POR EX-ALUNAS 7. ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES 152 SEMINÁRIO: “Educação, Produção e Publicação Artística da Criança” 152 PALESTRA ARTE NA INFÂNCIA E CIDADANIA - ESCOLA GUIGNARD - UEMG 153 SEMINÁRIO "PROJETO ARTE NA INFÂNCIA LEVADO À ESCOLA - ARTE&AÇÕES" 154 SEMINÁRIO “Arte na Infância - Contribuições Para a Prática Artística na Escola do Ensino Fundamental“ 8. IR ALÉM - DESAFIOS 157 ENSINO DE ARTE NA FORMA DE PROJETO 157 UM PASSO ALÉM: COMERCIALIZAÇÃO E INSERÇÃO CULTURAL 158 OGA - OFICINA E GALERIA DE ARTE NA ESCOLA 158 OGA - FUNÇÕES E ATIVIDADES 159 AUTONOMIA E SUSTENTABILIDADE |
REFERÊNCIAS, CRÉDITOS, AUTOR
9. REFERÊNCIAS
161 BIBLIOGRÁFICAS 161 LINKS NA INTERNET*** 10. CRÉDITOS AUTORAIS 162 AUTORIA DE OBRA DE ARTE PUBLICADA NESTE LIVRO 165 PROFISSIONAIS QUE PARTICIPARAM DO 165 PROJETO CULTURAL ARTE NA INFÂNCIA 165 AGRADECIMENTOS 166 SOBRE O AUTOR |
REFERÊNCIAS - LINKS
*** LINKS - OUTROS CONTEÚDOS
RELACIONADOS COM ESTE LIVRO
RELACIONADOS COM ESTE LIVRO
Você já pode ter o seu !
Livro em grande formato, 20x27cm,
com 64 páginas a cores - Luxo!
PREÇO POPULAR
com 64 páginas a cores - Luxo!
PREÇO POPULAR